o que fazemos

O que fazemos

A Netsonda oferece aos seus clientes um vasto leque de soluções, que vão desde os métodos tradicionais para estudos quantitativos e qualitativos, até estudos de clima empresarial ou estudos realizados sobre o Painel Netsonda, o maior painel online de consumidores em Portugal.

A Direcção Técnica da Netsonda é membro da ESOMAR - World Association of Research Professionals, operando de acordo com o código ICC/ESOMAR.

Para saber mais sobre os estudos, produtos e metodologias da Netsonda, consulte a secção abaixo.

Estudos Netsonda

Quantitativos

Estudos Quantitativos

Num mercado em constante mudança, onde cada consumidor tem uma identidade única e própria, é necessário conhecer o que cada pessoa sente, pensa e como age em cada momento.

Com este paradigma em mente, o departamento de estudos quantitativos da Netsonda aplica as competências no desenvolvimento de projectos, desde a discussão dos objectivos, definição da metodologia adequada, desenho da amostra, recolha, análise e reporte dos dados, procurando responder aos desafios dos seus clientes de forma objectiva, em tempo útil e com um custo competitivo.

Sendo uma Full Agency, e com vista à melhor qualidade de outputs, a Netsonda realiza um conjunto de abordagens tais como Entrevista Online, Telefónica, Cara-a-Cara, por via Postal, Mystery Shopping, Hall-Test ou outro caminho que se mostre ser o mais indicado para cumprir com cada objectivo proposto, podendo também recorrer a nova plataformas tais como Tablets ou Quiosques, sempre que se mostre adequado.

A Netsonda conta hoje com uma vasta experiência em estudos Ad-Hoc, tendo realizado até hoje inúmeros projectos para mais de 200 clientes como sejam Testes de Conceito e Novos Produtos, Elasticidade de Preços, Testes de Embalagem, Pré e Pós Testes de Comunicação, Segmentação, Posicionamento, Hábitos & Atitudes, Satisfação, Touch Points, Trackings ou Mystery Shopper, Conjoint Analysis, Max Diff, entre muitos outros.

Qualitativos

Estudos Qualitativos

Em Abril de 2015 a Consumer Channel integrou o Grupo Netsonda, reforçando assim a sua área e oferta de estudos de mercado qualitativos.

Criada em Maio de 2001, a Consumer Channel conta com uma equipa formada por investigadoras seniores assegurando assim um know-how técnico e estratégico, pela sua longa experiência em research e planeamento estratégico.

Sabemos que a realidade é complexa e multifacetada. A compreensão e o estudo dessa realidade requer abordagens diversificadas que vão desde os Focus Groups até à vivência com o consumidor, passando pela co-criação, as Comunidade Online ou outras metodologias e técnicas que se revelam mais adequadas.

Por estas razões temos vindo a desenvolver, com os nossos clientes, produtos, abordagens e metodologias cada vez mais à medida de cada desafio.

Recorremos a um grupo extenso e variado de metodologias e técnicas qualitativas conjugadas de acordo com as necessidades de cada projecto, como sejam:

Focus Group
Entrevistas individuais, duais e tríades
Entrevistas pessoais online e telefónicas
Observações (ponto de venda, em casa …)
Compras acompanhadas
Estudos etnográficos (“viver com o consumidor”)
Técnicas projectivas e de associação
Mapas de posicionamento de marcas e produtos
Comunidades de Consumidores (on e offline)
Workshops Tailor Made

Dispomos de instalações próprias para a realização de estudos qualitativos, em Lisboa, numa localização central, para conforto dos seus participantes e clientes.

Estas instalações incluem:
1. Sala polivalente para Focus Groups, entrevistas e testes de usabilidade
2. Sala de visualização com espelho unidireccional
3. Circuito fechado de TV e áudio
4. Gravação digital vídeo e áudio
5. Cozinha para teste de produtos

Morada das instalações para condução de estudos:
Rua Artilharia 1, Nº39, 1º Dto
1250-037 Lisboa, Portugal

Sala para Focus Groups
Sala polivalente para Focus Groups, entrevistas e testes de usabilidade
Digital

Digital

Uma das áreas de expertise da Netsonda incide sobre o universo digital. Numa altura em que as marcas se viram para a plataforma que mais cresce globalmente, e em que as regras mudam a todo o momento, a Netsonda apresenta um conjunto de soluções para as apoiar na definição da sua presença digital.

Comunidades Online

Vista como um activo estratégico de marketing, uma comunidade é um local onde os consumidores (clientes ou não) são convidados a debater ideias, partilhar experiências e sentimentos ou até discutir tendências, ajudando a descobrir soluções e oportunidades de negócio que de outra forma, não teríamos acesso. A criação de uma comunidade torna por isso real a participação dos membros da comunidade em todas as decisões de marketing.

O resultado destas comunidades são respostas e insights de alto valor e qualidade, em menos tempo e com menos investimento. A partir da criação, gestão e moderação da Netsonda, a participação dos membros da comunidade em todas as decisões de marketing, passa a ser uma realidade para as marcas.


What Likers Like

O estudo What Likers Like incide sobre a página de Facebook de uma determinada marca, tendo por principal objectivo aferir junto dos seus seguidores o impacto dos seguintes vectores:
1. Recomendação da marca a amigos (no mundo online e offline)
2. Intenção de consumo da marca
3. Optimização da página e da estratégia de activação social da marca



Usabilidade

Estudos de Usabilidade

A multiplicidade de dispositivos e plataformas existentes representa hoje um desafio tanto para os consumidores como para as marcas que querem vingar nas mesmas.

Com este propósito em mente, a Netsonda apresenta um conjunto de metodologias e equipamentos com recurso à tecnologia de Eye Tracking, para testar a usabilidade de sites, app, sinalética ou comunicação em geral, seja num dispositivo ou num ponto de venda.

Testes de Usabilidade com Eye Tracking

Esta metodologia de usabilidade baseia-se na utilização de um dispositivo tecnológico que permite seguir em tempo real o movimento ocular do utilizador (sistema não intrusivo), aferindo os processos cognitivos e inconscientes que o levam a realizar uma tarefa de determinada forma.

Em concreto, esta metodologia permite-nos identificar que aspectos específicos do material de estímulo captaram a atenção do participante, para onde olhou em primeiro lugar, em segundo, etc., durante quanto tempo observou cada elemento e quais destes retiveram mais a sua atenção.

Após a análise dos vídeos e das entrevistas qualitativas realizadas aos participantes no final de cada teste, é produzido um relatório de resultados que contêm entre outros o Heat Map (áreas que captaram maior atenção visual), o Gaze Opacity (o Heat Map invertido, ou seja, o que ficou de fora), o Gaze Plot (o percurso visual através dos movimentos oculares entre fixações, que permite avaliar padrões de navegação), o Gaze Replay (percurso visual em modo real efectuado por cada participante), além de um conjunto de outras métricas.

Veja os vídeos abaixo com alguns exemplos destes testes.

Teste de Usabilidade com Eye Tracking em Desktop
Teste de Usabilidade com Eye Tracking em Dispositivos Móveis




Testes de Comunicação com Eye Tracking

Esta abordagem recorre a duas técnicas complementares: o Teste Qualitativo com Eye Tracking e a Exploração Qualitativa.

A primeira técnica baseia-se na utilização de um dispositivo tecnológico que permite seguir em tempo real o movimento ocular do utilizador (sistema não intrusivo), aferindo os processos cognitivos e inconscientes que o levam a visualizar uma peça de comunicação de determinada forma. Com o Eye Tracking podemos aferir de forma rigorosa quais os elementos visuais que geram mais impacto e identificar os eventuais ganchos comunicacionais - recolhemos informação sobre o que foi visto, qual o padrão de visualização e o tempo/atenção despendida em cada elemento. A exploração qualitativa visa aprofundar o impacto da comunicação e recolher as percepções relativas à apelatividade, mensagens descodificadas, target percebido, entre outros aspectos.

À análise de conteúdo da exploração qualitativa, junta-se um conjunto de indicadores que conferem maior rigor à informação recolhida - o relatório de resultados contém as principais conclusões e disponibiliza entre outros outputs, o Heat Map (áreas que captaram maior atenção visual), o Gaze Opacity (o Heat Map invertido, ou seja, o que ficou de fora), o Gaze Plot (o percurso visual através dos movimentos oculares entre fixações, que permite avaliar padrões de navegação), o Gaze Replay (percurso visual em modo real efectuado por cada participante), além de um conjunto de outras métricas.



In-Store com Mobile Eye Tracking

O recurso ao Mobile Eye Tracking permite fazer uma avaliação aprofundada do ponto de venda, fornecendo informação útil para a gestão de categorias e planeamento da estratégia de comunicação em loja.

Com o recurso a uns óculos que capturam o movimento dos olhos, é possível seguir em tempo real o movimento ocular do utilizador e assim aferir o impacto da embalagem, de uma comunicação específica no PDV ou do preço. Para além disso, é recolhida informação sobre a forma como é visualizado o linear, identificando-se as áreas de maior visualização e potencialmente as mais interessantes para colocação do produto.

Regulares

Estudos Regulares

A Netsonda realiza um conjunto de estudos regulares, fornecendo assim ao mercado alguns indicadores e tendências, analisando a sua evolução ao longo do tempo.

Em baixo, apresentamos informação adicional sobre estes estudos:

Realizado em parceria com a ACEPI, este estudo constitui um dos instrumentos que a Netsonda coloca à disposição de todas as entidades envolvidas na cadeia de valor do comércio, com o objectivo de conhecer a evolução do negócio e as principais tendências do comércio electrónico em Portugal, na perspectiva da oferta.

O barómetro é realizado trimestralmente sobre algumas das mais representativas empresas do sector (do ponto de vista do volume de negócios), contempla os mais variados modelos de negócio (B2B, B2C, Homebanking, C2C) e reflecte uma grande variedade de sectores económicos (banca, comércio, turismo, construção, imprensa, desporto, entre muitos outros).

 

Realizado em parceria com a ACEGE, a TSF e o Observador, este estudo incide sobre o universo de gestores e membros da ACEGE, abordando-os sobre questões económicas, sectoriais assim como o impacto das políticas económicas levadas a cabo.

O barómetro é realizado mensalmente, e os seus resultados são divulgados pela TSF e pelo Observador.

Clima Empresarial

Estudos de Clima Empresarial

Reconhecendo o papel fundamental dos estudos de clima organizacional como ferramentas de apoio à gestão (motivação, análise de satisfação e lealdade e avaliação de expectativas dos Colaboradores de uma empresa, entre outros aspectos), a Netsonda disponibiliza o Netsonda Corporate – Estudos de Clima Empresarial.

Assumindo um papel relevante nesta área, com o seu know-how em tecnologia e em investigação, a Netsonda permite, através deste serviço, a interacção, de uma forma inovadora, entre Colaboradores e management de uma empresa.

A equipa multidisciplinar da Netsonda, assim como a sua plataforma tecnológica, garantem a capacidade de resposta às necessidades de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou dispersão geográfica. A Netsonda acumula uma experiência relevante em projectos de grande dimensão e/ou em empresas presentes em diversos países com questionários em vários idiomas.

A Netsonda assegura a gestão end-to-end de todo o processo – construção de questionário, implementação, recolha multicanal, tratamento da informação, produção de relatórios e apoio na definição e implementação de planos de acções -, ao mesmo tempo que assegura a gestão da comunicação com os Colaboradores através da disponibilização de uma linha e email de apoio. Tudo isto com a total garantia de confidencialidade e imparcialidade.

"Tudo isto foi conseguido, de uma forma profissional, rápida e com total confidencialidade. Um projecto que envolveu mais de 2.000 pessoas, sem se dar por isso! Parabéns à Netsonda!" Ana Fontoura Fidelidade